21 novembro, 2014

Dez conselhos para minha filha (e para os meus filhos do coração)

1- Deus existe. Ele é maravilhoso. Se algum dia duvidar, porque pediu algo que queria muito e Ele não atendeu, não desista. Deus tem planos maiores que os seus, maiores que os meus, maior que cada um de nós. Eu mesmo já questionei muitas vezes os caminhos da minha vida, e pouco mais tarde descobri que embora eu tenha sofrido um pouco, foi a melhor maneira que poderia ter acontecido. É difícil, eu sei. É difícil acreditar que a mamãe não quer que você vá em uma festa organizada por meninos mais velhos na sexta-feira à noite porque não é o melhor pra você, mas na segunda-feira quando você descobre pela sua amiga que a festa não foi adequada para meninas como vocês, tudo se encaixa. O mesmo acontece com Deus, hoje consideramos uma perda algo que não conseguimos, mais tarde percebemos que se tivéssemos conseguido, algo muito maior seria renunciado. Deus cuida de todos os detalhes. Ele é o maior administrador do mundo. Ele não trabalha com possibilidades, ele tem certeza que se você esperar Nele, sua vida será brilhante. Confie.

2- Nem todo mundo possui boas oportunidades como você. Nem todo mundo pode estudar em uma escola boa. Nem todo mundo tem o que comer. Nem todo mundo tem uma família que cuida com amor como você tem. Valorize suas coisas. Não jogue comida fora. Não seja fútil. Não humilhe ninguém. Acredite nas pessoas até onde for possível. Não deixe que ninguém pise em você. Estude. De todas as coisas boas que a mamãe vai te deixar de herança, a mais útil será sua educação. Seja humilde. Lembre-se de ajudar quem precisa. Não deixe que te convençam que "dar comida a alguém que tem fome  faz com que essa pessoa não procure um emprego", com emprego, ou sem emprego, ela tem fome, você tem comida, qual outro resultado cabível  a essa equação?

3- Leia. Jornal, revistas, livros, outdoors, cardápios, etiquetas, notas fiscais, anúncios, panfletos. As pessoas mais notáveis do mundo passaram a vida lendo, mais do que você possa imaginar. Ler te torna mais interessante. Ler não te deixa ignorante. Quem lê bem, escreve bem. Não existe nada mais elegante que uma mulher inteligente. Beleza tem que ser secundária. Atraia as pessoas pela sua bagagem, pelo o que você carrega da vida.

4- Algumas pessoas serão maldosas. E como uma boa mãe eu deveria te aconselhar a relevar, aceitar e acreditar que foi apenas um deslize. Faça isso. Por duas vezes. Na terceira, dê o troco. Nada resolve mais do que sentir na própria pele o que se fez com outro. Quando você tinha 2 anos e chegava com mordidas no colégio, a professora conversou com o amiguinho, você conversou com o amiguinho. Não resolveu. A mamãe pediu que na próxima mordida você desse uma de volta. O amiguinho nunca mais te mordeu. Isso acontece por que até então, ele não sabia o quanto mordidas  doíam. Só palavras muitas vezes não são o suficiente. Ok. A psicologia vai me excomungar, tudo bem, eu posso lidar com isso. Lembre-se da regra, 1 vezes tudo bem, 2 podemos aceitar, nunca uma terceira. Vira bagunça. Mamãe gosta da casa arrumada.

5- Não minta. Mentira nunca é a melhor escolha. Ou se for mentir, assegure-se que NUNCA ninguém ficará sabendo, como isso é impossível, volto a dizer, não minta. Existe uma infinidade de situações que a mentira é conveniente. No momento em que acontecem, você se sente bem, você escapou de uma, parece que é melhor assim. Mas não é. Uma pessoa de coração bom, não consegue conviver com a mentira muito tempo, você assumirá, isso te fará perder crédito, pessoas não confiarão mais em você. Seria bom se eu pudesse te colocar num potinho, onde só coubesse você e as pessoas que te amam, mas eu não posso. Eu queria MUITO. Mas não posso. Você, ao longo da vida, precisará das pessoas, é bom que elas confiem em você. É um ciclo.

6- Pare para pedestres na faixa. Se receber o troco a mais, devolva. Se encontrar algo que não é seu, procure o dono. Não roube. Não controle as pessoas ao ponto delas não terem escolhas, você não saberá conviver com essa dúvida depois. Não use drogas, no começo parece legal, você tem experiências boas e vive coisas emocionantes, mas o único fim para esse caminho é a morte ou uma vida que talvez, você prefira estar morta a vivê-la. Não existe nenhuma pessoa  no mundo que entrou nessa e se deu bem, e adivinha? Você é uma pessoa. Não será diferente com você. Tenha muitos amigos. Tome menos refrigerante do que gostaria. Case por amor.  Tenha filhos, eles  merecem o seu melhor, não dê nada a menos que isso. Acredite em anjos, tem sempre um cuidando de você. Sua mãe em toda sua história será única e importante, porque com Jesus seria diferente? Acredite em Maria. Ela criou e educou o filho de Deus. Ela é jogando baixo a mulher mais excepcional que existiu na terra. Só faça uma tatuagem quanto tiver certeza. Não faça piercing no umbigo nem quanto tiver certeza. Seja doce e gentil até com desconhecidos. Respeite os espaço dos outros. Seja amável. Ame seu corpo. Cuide dos animais. Eles merecem mais que algumas pessoas. (ok, psicólogos, parei.)

7- Perdoe. As pessoas vão errar, te magoar, te fazer chorar. Acostume-se. Existem aqueles que valem a pena. Algumas, mesmo fazendo tudo errado algumas vezes, farão uma falta absurda. Pessoas que mesmo errando, fazem da nossa vida, a melhor vida que podemos ter, gente que completa. Não acredite naquela história de que "se você perdoar, vai virar costume", há pessoas que realmente estão disposta a mudar, seja por amor, seja por amizade, seja por afeto, dê o seu melhor para reconhece-las.

8- Ame seus filhos o suficiente para cuidar do planeta, ainda que eles não existam nos dias de hoje. Não jogue lixo na rua, não desperdice água, separe o lixo, quando puder, vá de bicicleta. Prepare o mundo pras pessoas que você ama, assim como  você arruma a casa quando vai receber visita, a diferença é que se você não arruma a casa, sua visita não corre o risco de morrer mais cedo. Se você não cuidar do planeta estará discretamente reduzindo a expectativa de vida das pessoas que ainda nem nasceram, parece justo pra você?

9- Valorize as pequenas coisas da vida. As coisas grandiosas são ótimas, mas as pequenas são maravilhosas, pois são inesperadas e nos surpreendem no dia-a-dia. Um abraço de carinho do seu cachorro, um café da manhã preparado na cama, brigadeiro de colher, cinema e pizza sábado a noite, dormir com barulho de chuva, pisar descalço na grama molhada, tomar um banho demorado, almoço de domingo da vovó, encontrar dinheiro no bolso esquecido, ganhar um bombom, receber um sms de bom dia.

10- Ame com tudo que pode. Não meça esforços quando o assunto for amor. Coloque toda a sua força se tiver como objetivo ficar com alguém o resto da vida. O melhor sentimento do mundo é o amor, dê a ele a importância merecida. Eu fiz isso, o tio/papai também. Não nos arrependemos e nem vamos. A vida é muito mais bonita colorida de amor. Façam os desenhos, nós estaremos sempre aqui pra emprestar o lápis de cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário